Osteopatia em Portugal

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
There are no translations available.

Surgiram nos Estados Unidos, na segunda metade do século XIX, duas correntes de manipulações às articulações:
 Em 1864 surgiu a Osteopatia, é um método de tratamento ao corpo humano, descoberto e usado pelo médico  Andrew Taylor Still, nascido em Jonesborough, Virginia, Estados Unidos, que por esta razão se chama o Pai da Osteopatia.
Em 1895 foi criada a Quiroprática com David Daniel Palmer, nascido Port Perry, em Ontário, Canadá, em 18451.
Com a idade de 20 anos D.D.Palmer emigrou para os Estados Unidos, não era médico, foi um autodidacta e passou por várias profissões durante a sua juventude.
Em 1885 2, D.D. Palmer familiarizou-se com a obra de Paul Caster, um curandeiro magnético que teve algum sucesso em Ottumwa.
DD Palmer mudou-se com a sua família para Burlington, perto de Ottumwa, e aprendeu as técnicas de cura magnética, uma terapia que era comum na época. Dois anos depois, mudou-se para Burlington, Davenport, Iowa e abriu o seu consultório.
Palmer, portador de uma insaciável sede de conhecimentos, frequentou as aulas de Still durante 2 meses 3tendo executado a primeira manipulação com êxito, a um surdo de nome Harvey Lillard em 1885. A partir daí, efectuou outros tratamentos com bons resultados.

palmer

D. D. Palmer criou a “QUIROPRÁTICA (Chiropractor) , palavra de raiz grega, composta por Quiro – mão e prática (movimento), para o seu novo método de tratamento. Este nome foi sugerido pelo seu paciente e amigo Rev. Samuel Weed.
Com o solicitador Willard Carver, em 1895, abriram a primeira escola de quiroprática com o nome Palmer School of Chiropractor em Davenport, Iowa, estados Unidos.

palmer scholl

 

A Quiroprática apresentava semelhanças com s Osteopatia e foi criticado por praticar medicina sem licença, o que levou a muitos quiropráticos, incluindo DD Palmer, a serem presos.
Morreu em 1913. O Seu filho Bartlet Joshua Palmer, nascido em 1882, desenvolveu esta nova ciência“Chiropractic” 4, tendo morrido em 1961.
A filosofia “Chiropractic” afirma que as "subluxações" da coluna vertebral são a causa da maioria dos problemas de saúde. A "subluxação" está num desalinhamento da coluna que interfere com as raízes raquidianas, alterando a funcionalidade de órgãos e tecidos.  Os quiropráticos ajustam os desalinhamentos com manipulações, restaurando o equilíbrio do corpo humano curando assim, os problemas de saúde. A quiroprática é uma terapia manual da coluna vertebral.

A Osteopatia apoia-se na mobilidade, na livre circulação de impulsos nervosos (O impulso nervoso, ou influxo nervoso, é o sinal ou mensagem que passa a todo o comprimento da fibra nervosa como processo de transmitir a informação do sistema nervoso a todo o organismo) e fluxos sanguíneos. As estruturas do corpo são dotadas de inércia e podem comprimir vasos e nervos, e assim a Osteopatia manipula todo o corpo, membros, fígado, útero. e não somente a coluna.
PALMER foi o beneficiário do movimento vitalista dos séculos XVIII e XIX quando fez passar toda a patologia pelo sistema nervoso.
STILL, em nome de sua formação médica, pensou que a força vital tinha um duplo canal, vascular e nervoso, a influência do vitalismo não foi a única fonte, o mecanismo e a química, o ajudaram nessa descoberta.
A Osteopatia e a Quiroprática têm uma história em comum, mas uma filosofia e prática diferente. Barrie Savory, D.O., no seu livro, The Good Back Guide, explica que a filosofia Osteopática se baseia em dois axiomas importantes, um refere que a estrutura governa a função, o outro a artéria é o suporte de vida para todo o corpo, porque fornece oxigénio a todo o corpo humano. A Osteopatia trata todas as articulações do corpo humano, utilizando as manipulações osteopáticas que são indirectas ou semidirectas à disfunção, diferindo das manipulações da quiroprática que são directas ou sejam sobre a subluxação.

A Quiroprática tem a sua filosofia no sistema nervoso, tratando exclusivamente os desalinhamentos da coluna vertebral.
A Quiroprática emprega uma ampla gama de técnicas de manipulação exclusivas à coluna vertebral, enquanto a Osteopatia emprega uma ampla gama de técnicas a todo o corpo. Além das manipulações, a Osteopatia usa outras técnicas, como alongamentos, pressões e mobilizações. A Osteopatia também trata a parte craniana e visceral, utiliza adaptações muito subtis e suaves, sem "clicar" das articulações (não é obrigatório fazer “clicar” as articulações quando se manipula). Estas técnicas são raramente usados pela quiroprática.

1     Chiropractors:Webester´s Timeline History,1897 - 2007

2       Peterson, Denis &  Wiese, Glenda - Chiropractic: An Illustrated History (Hardcover)

3       Barrie Savory. The Good Back Guide (London: Century), 2006

4       Stanford Research Institute: Chiropractic in California. South Pasadena,CA., Stanford Research Institute, and Los Angeles, Haynes Foundation, 1960.